top of page

O QUE É O ÍNDICE GLICÊMICO E PORQUE ELE NÃO ENGORDA



O Índice Glicêmico, também conhecido como “IG”, é um termo que passou a ganhar destaque com a popularização das dietas “low-carb”, visto que a maioria dos alimentos que possuem alto IG são fontes de carboidratos. Algumas dessas teses de dieta responsabilizam os alimentos com alto índice glicêmico pelo ganho de peso, por vezes tratando-o como o vilão que irá atrapalhar o processo de perda de gordura. Mas, afinal, alimentos com alto IG realmente engordam?


Todo alimento possui um valor atribuído de Índice Glicêmico, o qual tem a função de demonstrar a velocidade com que o açúcar chegará na corrente sanguínea, alterando os níveis de glicemia. Porém, esse não é o fator decisório para o acúmulo de gordura. Independentemente da velocidade em que o alimento é digerido, transformado e disponibilizado como açúcar no sangue, o ganho de peso - e , consequentemente, o ganho de gordura - não ocorre em uma pessoa que está em déficit calórico.


Por mais que o rápido aumento da glicemia não seja diretamente responsável por engordar, ainda há algumas diferenças fisiológicas relevantes que devem ser consideradas. Quando ocorre um pico de glicose - muito açúcar liberado no sangue em pouco tempo - há também um pico de insulina, hormônio responsável por encaminhar essa glicose para dentro das células. A repetição constante desses picos, pode, no longo prazo, afetar a sensibilidade à insulina, sendo necessário cada vez mais insulina para realizar esse trabalho. O problema é que, além de sobrecarregar o pâncreas, caso o cenário de super estímulo à liberação de insulina continue, o quadro de resistência à insulina vai piorar até resultar na conhecida diabetes tipo 2; além de diversas outras complicações como obesidade e doenças cardiológicas, por exemplo.


Vale destacar, também, que os alimentos com baixo índice glicêmico não emagrecem por si só, mas podem ser excelentes aliados  nesse processo. Com uma disponibilização lenta da glicose para o corpo, não é gerado grandes picos de insulina, o que pode oferecer maior saciedade e ajudar a evitar o hábito de “beliscar” alguma coisa o tempo todo.


TABELA DE ÍNDICE GLICÊMICO


O Índice Glicêmico tem esse nome justamente por expressar uma relação numérica entre um alimento específico e um referência. É geralmente calculado em laboratórios, a partir da glicemia causada em até 2 horas da ingestão de 100g do alimento específico, e comparado com o referência - normalmente uma solução padrão de glicose, ou um pão branco, que recebe o valor de 100.


Dessa forma, quanto mais próximo de 100 for o valor do alimento, maior será seu índice glicêmico e, consequentemente, mais rápido será disponibilizado como açúcar no sangue após ingerido.


Utilizando a solução padrão de glicose, temos as seguintes faixas de classificação:


Alto índice glicêmico: 70 e acima.

Moderado índice glicêmico: entre 56 e 69.

Baixo índice glicêmico: até 55.


Abaixo separamos alguns exemplos da tabela para você.



Alimento

IG

Batata, inglesa, cozida/20 min

81

Mingau, instantâneo, arroz e aveia

71

Pão, trigo, francês

70

Pão, trigo forma, tradicional

68

Polenta congelada, cozida/90 min

68

Abacaxi, Pérola, in natura

67

Mandioquinha cozida/15 min

62

Banana, nanica

61

Arroz, cozido, temperado,

57

Arroz polido/Feijão carioca, cozidos, temperados (3:1)

55

Mandioca, farinha, torrada

52

Polenta, cozida/90 min

52

Biscoito, doce, maisena

50

Macarrão, tradicional cozido

49

Guaraná, refrigerante

47

Mamão, papaya,

43

Macarrão integral, cozido

43

Pão trigo forma 7 Grãos, light

42

Aveia, flocos, 'Quaker

39

Feijão, carioca, cozido, temperado

38

Morango, liofilizado

37

Aveia, farelo

28

Banana, prata

27

Maçã, fuji, c/ casca

25

Grão-de-bico, cozido/70 min

24

Leite, vaca, integral, pó

16





Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Tabelas Complementares – Resposta glicêmica. Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.0. São Paulo, 2019. . Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page