top of page

A MELHOR DIETA PARA PERDER GORDURA



Seja buscando uma melhora na saúde, ou atrás de um objetivo estético, perder gordura corporal é uma das promessas de ano novo mais comuns ao redor do mundo e, por muitas vezes, feita novamente no ano seguinte. Apesar de haver inúmeras dietas, dicas e promessas, emagrecer parece ser uma das dificuldades mais democráticas no século XXI, atingindo pessoas de diferentes idades, sexos, nacionalidades e condições econômicas. 


Antes de falar sobre qualquer dieta, é necessário entender um princípio básico e universal para a perda de peso. Conhecido por balanço energético, ou saldo calórico, o ato de controlar a ingestão de calorias é a base para qualquer dieta, programa, protocolo ou seja qual nome for para o processo escolhido de perda ou ganho de peso.


Esse conceito aplica a ideia de que não criamos e não perdemos energia, apenas a transformamos.  De um lado, temos a energia proveniente da alimentação diária, expressa em calorias. Do outro lado, temos nosso corpo utilizando uma certa quantidade de energia para executar as funções vitais e atividades do dia a dia, também medidas em calorias.


Se há uma ingestão calórica, vinda da alimentação, maior do que a energia utilizada pelo corpo, temos o chamado superávit calórico, com seu excedente sendo transformado e armazenado, seja na forma de gordura ou de massa muscular. 


Porém, caso a demanda do organismo seja maior do que a ingerida pela alimentação, temos um cenário de déficit calórico, o qual fará com que o corpo busque as reservas de energia armazenada, seja do estoque de gordura ou de massa muscular.


Toda dieta para perda de peso é, sem exceção, baseada no saldo calórico negativo, gerando assim o déficit calórico. Somente consumindo menos energia do que se gasta é possível perder peso, o qual a depender de alguns fatores como estímulo muscular, divisão de macronutrientes e cálculos corretos, irão direcionar a perda de peso para o tecido adiposo e preservar o tecido muscular.


Então, qual a melhor dieta para perder gordura?


Entendido a definição de déficit calórico e seus direcionamentos para a utilização de gordura como fonte de energia, podemos considerar que para perder 1kg de tecido adiposo, é necessário gerar um déficit de aproximadamente 7.700 kcal sendo que, em linhas gerais, não se recomenda um déficit calórico diário maior do que 500 kcal. Ou seja, é necessário criar um leve déficit e mantê-lo constante.


Por isso existem inúmeras dietas, das mais restritivas até as mais variadas e flexíveis. Todas irão funcionar caso seja respeitado o princípio universal do balanço energético. Dessa forma, a dieta ideal é aquela feita de forma individualizada, por um profissional, e que você consiga manter por mais tempo, seja ela mediterrânea, low carb, DASH, cetogênica, paleolítica, flexível, etc.


É preferível seguir a segunda melhor dieta do mundo o ano todo à fazer a melhor dieta do mundo por um dia. A chave para o sucesso, como em tudo na vida, está na constância. 


Pensando nisso, a Ranog oferece pratos saudáveis, saborosos e práticos para ter a todo momento em casa ou no trabalho. Clique no botão abaixo e conheça o ‘Kit Low-Kcal”, criado especificamente com pratos que possuem baixa quantidade de calorias.





Komentarze


Komentowanie zostało wyłączone.
bottom of page