top of page

REFRIGERANTE "ZERO" ENGORDA?


Refrigerante sendo colocado em um copo com gelo

De acordo com a ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas), o consumo de refrigerantes vem caindo no Brasil. Enquanto em 2010 a média de consumo por pessoa era de 90 litros por ano, em 2021 esse consumo caiu para 59 litros. Embora a queda seja significativa, consumir 5 litros de refrigerante por mês ainda representa uma quantidade alta, considerando os malefícios à saúde.


Ainda que cheios de conservantes, corantes, acidulantes e elementos possivelmente cancerígenos, as opções sem açúcar ganham cada vez mais espaço nos mercados e restaurantes, mas ainda fica a dúvida: "posso tomar refrigerante zero na dieta?”.


Primeiro de tudo, é preciso entender o que significa “zero”. Muito utilizado como apelo de venda nos rótulos dos produtos, o termo zero pode significar praticamente qualquer coisa: zero lactose, glúten, adição de açúcares e, por fim, calorias. Em geral, quando falamos de um refrigerante zero, se trata de um refrigerante que possui zero calorias, mas é sempre bom desconfiar do rótulo e dar uma olhadinha na tabela nutricional, a qual é padronizada e fiscalizada pela ANVISA.


Um detalhe importante a comentar são os limites estabelecidos nos critérios de composição no Anexo IV da Instrução Normativa - IN nº 75, de 2020, que permite as empresas a colocarem o valor de 0 kcal, em porções de até 100 g ou 100 ml, quando o valor energético for menor ou igual a 4 kcal. Porém, dado as proporções permitidas pela ANVISA, seria necessário consumir muito litros de refrigerante zero para que ele de fato tivesse o efeito de engordar.


Sendo o caso do refrigerante apresentar, de fato, zero calorias - apesar de ainda estar longe de ser saudável - não trará tantos prejuízos quanto a versão rica em açúcares e, por possuir zero calorias, não irá atrapalhar diretamente uma dieta de restrição calórica, assim como qualquer alimento que não forneça calorias. 


Apesar disso, os refrigerantes ainda podem causar considerável prejuízo a longo prazo e deve-se evitar o consumo exagerado, mantendo como prioridade o consumo correto de água, além das opções de chás e sucos naturais, sem a adição de açúcar.


Quer saber como calcular o consumo correto de água para se tomar por dia? Dê uma olhada neste outro post que fizemos.



Comments


bottom of page