top of page

QUANTA ÁGUA TOMAR POR DIA?


Copo com água transbordando e garrafa plástica de água ao lado

A importância da água é de conhecimento universal. Das mais diferentes culturas, sociedades e civilizações que já existiram, sempre se teve claro que sem água não existe vida. Ela irriga as plantas, hidrata os animais e já serviu até como meio de transporte.


Mas, e quando o assunto é a ingestão dela, visando a saúde? Qual é a proporção certa de água que se deve tomar por dia?


Um homem adulto, de 70kg, tem aproximadamente 50 litros de água no corpo, sendo cerca de 20 litros que compõe o sangue - para que haja o transporte de nutrientes - e para eliminação de toxinas via urina, e 30 litros dentro das células, tecidos e órgãos, possibilitando as inúmeras reações que garantem o funcionamento do organismo.


A quantidade ideal de ingestão de água varia de acordo com alguns fatores como: nível de atividade física, idade, dieta, clima, altitude entre outros. A recomendação geral é multiplicar 35 ml por cada 1 kg de peso corporal, sendo assim, uma pessoa com 80kg deveria ingerir pelo menos  2,8 litros de água por dia.


Ainda assim, essa é uma recomendação generalista, não sendo a ferramenta mais assertiva para saber se você está no caminho certo da hidratação. Uma forma que leva em conta as especificidades de cada indivíduo é analisar a coloração da urina. Sem levar em consideração a primeira urina do dia, as outras devem seguir um padrão mais próximo ao transparente ou amarelo claro - quanto mais escura a coloração, pior está sua hidratação.


ampolas semi-preenchidas com líquidos que denotam as diferentes colorações da urina

Problemas e sintomas da desidratação


A desidratação se define pela insuficiência do nível de água necessária para que o organismo exerça suas funções de forma ideal. Quando o cérebro percebe sinais da falta de hidratação, como a diminuição no volume de líquidos nos vasos sanguíneos e, consequentemente, queda na pressão arterial, é ativada a secreção de ADH (Hormônio Anti-Diurético).


Conhecida como Vasopressina, esse hormônio atua no processo de reabsorção de água nos rins, diminuindo sua excreção. Assim, uma quantidade maior de água é retida no organismo, diluindo os níveis de eletrólitos, como o sódio, e sustentando a pressão arterial. 


Esse mecanismo de auto regulação é essencial para a vida e permite lidar com a desidratação até que os sintomas ajudem a levar o indivíduo ao consumo de água. Para quadros leves e moderados de desidratação, os sinais vão de: sede, boca seca, cansaço, pele ressecada, dor de cabeça, até o aumento da frequência cardíaca e fraqueza. Já para os casos considerados graves, somam-se a esses sintomas: hipotensão arterial, desmaios, convulsões, falência de órgãos, estado de coma e até a morte.


Vantagens de uma boa hidratação


Por mais que o corpo humano tenha mecanismos de compensação para lidar com a baixa quantidade de água no corpo, o ideal é estar sempre hidratado pois, além de evitar sobrecarregar o sistema renal, oferecer uma boa ingestão de água diariamente vai garantir bem estar, longevidade e pode até trazer benefícios estéticos.


Uma das principais vantagens estéticas do consumo adequado de água é manter a pele bonita e jovem. A pele é o maior órgão do corpo e composta de algumas células como fibroblastos, fibrócitos, adipócitos, macrófagos, linfócitos e algumas outras. O importante é saber que entre essas células, temos um líquido chamado de "intersticial", o qual auxilia na sustentação de tudo, resultando na firmeza da pele. Assim que o corpo humano percebe a baixa ingestão de água e inicia os processos de compensação, esse líquido começa a perder volume e viscosidade, o que acaba por deixar a pele com aspecto mais flácido.


Outra importância que vale ser ressaltada é que a água pode até ajudar a emagrecer. Há alguns mecanismos diferentes para essa contribuição no processo de perda de gordura. Um deles é o fator de controle de apetite: ao ingerir bastante líquido durante o dia, é possível manter o estômago preenchido por mais tempo contribuindo, dessa forma, para a inibição dos sinais de esvaziamento gástrico, responsáveis por alertar o cérebro e gerar a sensação de fome. Outra via é pelo aumento do gasto calórico, vindo tanto do aumento da atividade do sistema nervoso, quanto do efeito do ajuste termogênico, que nada mais é do que gastar energia para aumentar a temperatura da água gelada ingerida para a temperatura corporal adequada.


Sendo assim, caso ingerir bastante líquido ainda não seja um hábito na sua vida, utilize de estratégias como: manter uma garrafinha de água sempre por perto, beber um copo de água sempre quando acordar ou, recorra à tecnologia, baixando algum dos inúmeros aplicativos que ajudam a lembrar de beber água até que isso vire um costume. Seja pela saúde ou pela estética, manter uma boa hidratação é algo relativamente fácil e que apenas trará benefícios.


A Ranog está aqui para te ajudar com sua saúde e bem-estar, nosso propósito é fazer com que a vida saudável seja uma hábito fácil de se adquirir e delicioso de se manter. Para conhecer nossos produtos e soluções, clique no link abaixo.




Comentários


bottom of page